Carnes inspecionadas: a de frango foi a que teve maior evolução na década

Publicado em 06/07/2011 11:35
Os últimos números do IBGE relativos ao abate de carnes em estabelecimentos sob inspeção (federal, estadual ou municipal) revelam que nos últimos 10 anos o volume de carnes inspecionadas quase dobrou. Foram perto de 5,207 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2011, contra pouco mais de 2,670 milhões no mesmo período de 2001.

No volume adicional registrado – cerca de 2,536 milhões de toneladas – o índice de expansão da carne de frango (+111,47%) foi inferior ao da carne suína, com incremento de 121,33%. Mas em valores absolutos, a grande contribuição veio da carne de frango, cujo volume adicional (1,462 milhão de toneladas) representou 57,65% do total disponibilizado a mais.

Em função desse desempenho, a participação da carne de frango entre as carnes inspecionadas subiu, em uma década, de 49% para 53% do total. A da carne suína aumentou de 13% para 15%. E a da carne bovina recuou de 38% para 32% do volume total inspecionado.

Tags:

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso