Projeto da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara quer combater informalidade no comércio de carne bovina do Brasil

Publicado em 05/08/2011 07:35
Um projeto de lei aprovado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara quer obrigar frigoríficos com registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) a apresentar preços, quantidades e outras características do gado adquirido de pecuaristas em até cinco dias úteis após o abate. A meta do projeto é combater a informalidade do comércio de carne bovina no Brasil. A menos que seja apresentado pedido de vista para analisar o texto no plenário da Câmara, o projeto seguirá diretamente ao Senado.

A proposta obriga o repasse das informações do peso médio dos animais do lote, o número de animais, os detalhes discriminados por sexo e idade do animal, as condições de pagamento, o preço da arroba ou quilo do animal vivo, a data da comercialização, o nome, o endereço e CPF, ou CNPJ, do vendedor. Pelas regras, as informações serão entregues ao Ministério da Agricultura por meio eletrônico ou papel, assinado apenas pelo comprador, diferentemente da situação atual, em que a papelada tem de ser assinada pelo vendedor.

O projeto de lei determina que, em caso de descumprimento, o estabelecimento será notificado e terá dez dias para regularizar as informações junto ao órgão federal de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal. Após esse prazo, o frigorífico pode ter seu registro no SIF cancelado. Uma emenda apensada ao projeto define que o sigilo das informações somente poderá ser quebrado com autorização por escrito dos negociadores do lote.

Tags:

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior