Embarques de carne bovina de MT à Rússia despencam

Publicado em 17/08/2011 07:50
As exportações mato-grossenses de carne bovina para a Rússia alcançaram apenas 25 toneladas em julho, 99,5% menos que o volume registrado em julho, destacou a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) com base em números divulgados na semana passada pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O tombo é consequência das restrições temporárias impostas por Moscou aos embarques de cinco unidades frigoríficas do Estado em junho. Além delas, foram embargadas outras 32 plantas localizadas no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, todas por divergências sanitárias.

Em junho, informou a Acrimat, as vendas de carne bovina de Mato Grosso para a Rússia somaram 4,7 mil toneladas (equivalente carcaça). No total, o Estado exportou 10,4 mil toneladas de carne bovina em julho, uma queda de 44,1% sobre junho, sempre conforme a entidade. Na comparação com julho de 2010, a queda chegou a 56,9%. Luciano Vacari, presidente da Acrimat, pede pressa ao governo brasileiro nas negociações para o relaxamento do embargo. "Isso é gravíssimo e o governo brasileiro tem que tomar uma atitude mais forte".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário