Rússia inclui 3 frigoríficos brasileiros em sua lista negra

Publicado em 17/08/2011 11:49
A Rússia anunciou nesta quarta-feira a inclusão de três frigoríficos brasileiros em sua lista negra de exportadores após a restrição imposta em 15 de junho pelo descumprimento de medidas sanitárias, informou a imprensa russa.

As empresas que não podem mais vender carne ao país são a Libra Terminais S.A., Diplomata S/A Industrial e Comercial e Frigoestrela S.A. Segundo o comunicado da Inspeção Sanitária Agrícola da Rússia (Isar), mostras de carne desses produtores continham parasitas e bactérias de diferentes tipos.

A Isar ameaça também incluir outras três empresas na lista negra caso estas não tomem medidas para garantir um controle efetivo sobre a qualidade da carne produzida destinada à Rússia.

No início de junho, o país anunciou a proibição das importações de carne de 89 empresas dos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.

A inspeção de carnes realizada neste ano no Brasil revelou deficiências nos serviços veterinários do País, afirmou na ocasião o porta-voz da Isar. Além disso, segundo ele, as empresas sancionadas não comprovaram nos últimos três anos a utilização de praguicidas e outras substâncias necessárias em sua produção.

Atualmente 129 frigoríficos brasileiros estão na lista negra da Rússia. O Brasil é um dos principais fornecedores de carne ao mercado do país.

Tags:

Fonte: Agência EFE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior