Produtores de carne suína sofrem consequências de embargo russo

Publicado em 24/08/2011 07:17
Já são mais de dois meses de embargo, o último aconteceu na semana passada. A Rússia rejeitou mais uma carga de carne suína de um frigorífico de Santa Catarina. O motivo: havia resíduos de bactérias na carne.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), outras restrições têm sido a presença de resíduos de produtos veterinários, como antibióticos.

Para o presidente da Abipecs, Pedro Camargo, o problema é que os dois países têm critérios diferentes para aprovar um produto. "É uma negociação entre governos, eu acho que o governo brasileiro tem que ter uma posição perante o governo da Rússia. Nós gostaríamos que não só o Ministério da Agricultura, mas também o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior tivessem uma posição para que a Rússia explique melhor o que está acontecendo”.

Por causa das constantes rejeições à carne suína, os exportadores brasileiros estão preocupados: dos 21 frigoríficos, apenas um continua exportando para a Rússia. Somente no mês de julho, as vendas externas caíram de 15 para 4 mil toneladas.

Com a queda nas exportações, o mercado interno passou a ter mais oferta de carne. “Nós estamos deixando de exportar essa carne. Parte está indo para outros mercados externos, parte para o mercado interno, a preço mais baixo. O setor está bastante prejudicado”, explica Pedro Camargo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • João carlos de Oliveira Montes Claros - MG

    Sobre o embargo Russo:

    Há falhas no sistema de inspeção federal Brasileiro ? Qual o verdadeiro motivo de tantos embargos a carne produzida no Brasil?

    Presença de bactérias idesejáveis? presença de resíduos de antibióticos? presença residual de ivermectina ?

    Somente os laborátórios deles são capazes de detectar estes agentes nocivos a saúde?

    E os laboratórios de referência do MAPA, não são capazes de detectar, todos estes problemas? Pelo que sei, toda carne exportada pelo Brasil, é acompanhada de um certificado Sanitário fornecida pelo sistema de inspeção federal Brasileiro, que em tese, deveria garantir a qualidade desta carne.

    O produtor Brasileiro está perdendo uma enorme oportunidade de exportação, não só para o mercado Russo. E o mercado Europeu ? Estamos patinando, também por problemas sanitários, ou mesmo por questões de rastreabilidade.

    O certo é, que as vendas para este mercado, dado ao seu potencial de importação, tem sido irrisórias.

    João Carlos/MOC

    0