Rússia libera carnes de 37 plantas expedidas até 1º de agosto

Publicado em 27/09/2011 08:09
A autoridade sanitária russa (Rosselkhoznadzor) confirmou oficialmente, na sexta-feira, que autorizou a importação de produtos produzidos e expedidos de 6 julho a 1º de agosto deste ano nas 37 plantas embargadas por indicação do Ministério da Agricultura em 6 de julho. Na época, o governo tentou colocar fim ao embargo de 85 unidades de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Em troca, ofereceu a lista de 37 plantas que poderiam ser consideradas com restrição temporária.

O Rosselkhoznadzor informou, em nota, que os produtos continuam sendo enviados e “os serviços veterinários oficiais brasileiros continua emitindo certificados veterinários e produtos das plantas ainda estão entrando no mercado russo”. Ainda segundo os russos, o governo brasileiro explicou que devido a alguns problemas técnicos nem as administrações das plantas nem serviços regionais de veterinária do Brasil foram informados sobre as restrições temporárias à exportação de produtos animais provenientes das plantas.

Portanto, segundo o comunicado, as restrições temporárias à exportação dessas plantas só entraram em vigor em 1 de Agosto deste ano. Considerando uma solicitação feita pelos serviços veterinários do Brasil pedindo a aprovação da exportação de produtos produzidos nas plantas antes de 1 de agosto deste ano para a Rússia, o Rosselkhoznadzor tomou a decisão de autorizar a importação de produtos produzidos e enviados de 6 de julho a 1 de agosto deste ano. “A fim de garantir a segurança dos consumidores, cada lote será sujeito a testes laboratoriais para os critérios de segurança estabelecidos pela lei russa”.

Tags:

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior