EUA: queda de 5% é prevista na produção de carne em 2012

Publicado em 05/10/2011 08:26
O banco Rabobank International está prevendo uma queda de quase 5% na produção de carnes vermelhas e brancas dos Estados Unidos até o meio de 2012, à medida que os produtores reduzirão o uso de insumos em resposta à alta do preço de alimentos.

A liquidação do rebanho devido à seca nas regiões sul e sudoeste dos Estados Unidos é uma importante razão para o declínio na produção de carnes, mas a indústria global de proteínas também está em um processo de vários anos de ajuste para cima dos custos mais voláteis dos alimentos animais, disse o Rabobank em um relatório.

O forte declínio na produção levará a uma "queda íngreme" na quantidade de carne disponível em 2012, disse o estrategista global do Rabobank, David Nelson. "O drástico declínio na produção de proteínas que antecipamos será sentida em várias indústrias. Esperamos que o declínio crie preocupações para todos, desde operadores de serviços alimentícios até produtores de milho".

As ofertas de carne bovina e carne de aves deverão cair à medida que a produção será menor em relação ao crescimento do produto interno bruto dos Estados Unidos, enquanto o crescente PIB no mundo em desenvolvimento contribui para o aumento da demanda global de carnes. "A maior demanda global por proteínas da carne é um importante direcionador do aumento dos custos dos alimentos animais, que, por sua vez, aumenta os custos de produzir proteína animal", disse Nelson.

A produção de carne bovina dos Estados Unidos poderá cair em 7% no terceiro trimestre de 2012 com relação aos níveis do ano anterior. O setor de carne bovina é o menos capaz de lidar com os preços estruturalmente maiores do milho, por causa do longo ciclo de produção de bovinos e da proporção relativamente alta de conversão alimentar, segundo o relatório.

Tags:

Fonte: BeefPoint

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior