Chuva de granizo destroi plantações de soja e milho no RS

Publicado em 14/12/2011 11:05
Pelo menos 120 hectares de propriedades rurais do município de Estação, no norte Rio Grande do Sul, foram devastados por um a chuva de granizo que durou apenas 10 minutos. Os maiores prejuízos foram registradas em lavouras de soja e milho em desenvolvimento.

Quem testemunhou o ocorrido, afirma que cinco horas depois da chuva o gelo ainda não havia derretido. "Onde pegou, destruiu. Sorte que a maioria tinha seguro", afirma Jair Kestercke, secretário municipal de Agricultura de Estação.

Já na cidade de Centenário, as plantações mais prejudicadas foram as da fruticultura. Pouco sobrou, e esse pouco ainda não poderá ser aproveitado. As lavouras de feijão e fumo também registraram perdas.

O granizo também atingiu as cidades de Erechim, Getúlio Vargas, Pontão, Coxilha e Sertão, porém, nestes municípios não foram registrados danos.

Há semanas os produtores das regiões atingidas vinham sofrendo com a estiagem e esperando por uma chuva suficiente para o bem das lavouras. Porém, depois da seca, acabou vindo o estrago.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sem trégua nas chuvas: Barragem rompe no RS; Inmet estende alerta vermelho até amanhã
Extremos: RS em calamidade pública e com previsão de mais chuva, enquanto Centro-Oeste tem onda de calor
Temporais devem avançar sobre Santa Catarina
Chuvas extremas provocam enchente histórica no Vale do Taquari
Com 8 mortes confirmadas e desaparecidos, RS continua com tempo severo e deve receber mais chuva