Granizo causa prejuízos de R$ 62 milhões na Serra gaúcha

Publicado em 21/12/2011 09:15
O levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar sobre os prejuízos causados pelo temporal de granizo ocorrido na última quarta-feira (14/12), em Caxias do Sul e mais 11 municípios da Serra gaúcha, foi apresentado na segunda-feira (19/12) pelo diretor técnico da Emater, Gervásio Paulus, para os secretários estaduais da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, em reunião realizada na sede da Seapa.

Conforme o documento, o fenômeno causou prejuízos de R$ 62 milhões em 1.200 propriedades da região. A produção de pelo menos 63 mil toneladas de frutas e hortaliças, em cerca de 4.400 hectares, foi afetada. A cultura mais prejudicada foi a da videira. Cerca de 80% dos parreirais atingidos pela forte chuva de granizo tiveram perda total na produção e 25% dos produtores não têm nenhuma cobertura, seja de Proagro ou seguro agrícola privado.

O agrônomo do escritório regional da Emater/RS-Ascar em Caxias do Sul, Enio Todeschini, explica que não só a produção deste ano foi comprometida, mas também a dos próximos. “Os parreirais atingidos terão, no máximo, 50% de capacidade de produção no ano que vem. Além disso, haverá um aumento do custo de produção nesta safra, pois os produtores terão que remanejar o pomar, fazendo repodas e realizando tratamentos fitossanitários até o final do verão, para possibilitar a emissão e maturação de novos galhos produtivos para a safra futura (2012/2013)”, declara.

Na região, uma comissão formada por entidades ligadas ao setor tem se reunido para discutir que medidas podem ser tomadas para ajudar os produtores, em questões como, por exemplo, as dívidas de financiamentos, pois os produtores não terão renda para cumprir os pagamentos. Nesse sentido, está sendo elaborado um documento para ser entregue a lideranças políticas estaduais e federais e agentes financeiros, solicitando auxílio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário