Inmet alerta para queda de granizo no Rio Grande do Sul

Publicado em 23/12/2011 06:47
A semana termina com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais em áreas isoladas do Distrito Federal, Rondônia, Goiás (exceto no sul), norte e noroeste de Minas Gerais e no Mato Grosso. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para essas condições e avisa ainda que existe a possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas do Rio Grande do Sul. As informações estão no Aviso Especial no. 417 válido para esta sexta-feira, 23 de dezembro.

No Sul, pancadas de chuva e trovoadas isoladas com possibilidade de chuva forte e queda de granizo em áreas isoladas no Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, pancadas de chuva e trovoadas isoladas atingem Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. No Sudeste, o tempo fica parcialmente nublado com pancadas de chuva em Minas Gerais, Espírito Santo e em São Paulo. Há possibilidades de chuva no Rio de Janeiro.

A meteorologia prevê pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia e Tocantins. No Nordeste, o tempo fica nublado com chuvas isoladas no centro/sul do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, litoral leste do Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e na Bahia.

Previsão climática trimestral

O Inmet divulgou hoje (22) a previsão climática para o trimestre janeiro a março de 2012. Segundo a maioria dos modelos de previsão climática, condições de La Niña devem persistir na faixa equatorial do Pacífico até o início de 2012. O boletim informa que persiste a maior probabilidade de ocorrência de chuva na categoria acima da normal climatológica no norte da região Norte. Para o norte da região Nordeste, a maior probabilidade é de chuvas entre as categorias normal e acima da normal climatológica (75% de probabilidade).

O Inmet não descarta as condições de excesso de chuva em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste sob influência do sistema conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e associadas a sistemas convectivos locais. As temperaturas continuam sendo previstas dentro da normalidade no decorrer deste trimestre na maior parte do Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário