Com estiagem no Sul, Fepagro estima perda de 40% da produção agrícola no RS

Publicado em 04/01/2012 15:18 e atualizado em 05/01/2012 06:49
Um estudo feito pela Fepagro - Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - apontou que a falta de chuvas já pode ter acarretado em perdas de até 40% da produção agropecuária no Rio Grande do Sul. As culturas mais afetadas no estado são as do milho, feijão, soja e produção de leite.

Segundo a doutora em agrometeorologia da fundação, Loana Cardoso, "as principais regiões atingidas são a central, a norte e a nordeste do Estado. Nesses locais, as estimativas de perdas na produção do milho estão entre 20% e 30%. Na região de Santa Rosa, por exemplo, a produção de feijão perdeu cerca de 30% do total. Já na região central, a cultura de soja tem estimativas de perdas de 10%".

Ainda segundo Loana, por conta da estiagem, o pasto para o gado de leite está bastante escassso e já reflete em perdas na produção leiteira entre 30 e 40%. O Vale do Taquari, na região central, é a região mais afetada quando se trata do leite.

"A ração, geralmente utilizada como complemento à alimentação, pode substituir o pasto, mas os produtores não contam com grandes estoques. Por isso, devem racionar o uso para manter a oferta, já que não sabemos até quando irá essa seca", concluiu a doutora.

Até a segunda quinzena de janeiro, de acordo com o Centro Estadual de Metereologia do Rio Grande do Sul (Cemet), não há previsões de chuvas significativas.

Com informações do Terra.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (7) para todo o Brasil
Alento para os gaúchos, volume de chuvas diminui nos próximos dias; alerta para as temperaturas que podem cair mais de 10 graus no estado
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (6) para todo o Brasil
Rio Grande do Sul: Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 6/5, 9h
Confira o balanço das ações do governo do RS neste domingo (5) em resposta às cheias no estado