Seca no RS já afeta 250 mil pessoas e municípios precisam racionar água

Publicado em 05/01/2012 07:52 e atualizado em 05/01/2012 10:43
A estiagem, que em algumas regiões do Rio Grande do Sul chega a 60 dias, prejudica a produção agrícola e também leiteira em mais de 40 municípios gaúchos. Segundo a defesa civil do Rio Grande do Sul, cerca de 250 mil pessoas já foram afetadas, e cidades como Novo Hamburgo e São Leopoldo sofrem com o racionamento de água.

Para a senadora Ana Amélia (PP/RS), o governo federal precisa ser mais ágil na liberação de verbas, para que as prefeituras possam enfrentar o período de seca.

- Emergencialmente você tem que dar um socorro não só liberando antecipadamente recursos, mas propiciando também o abastecimento de água através de carro pipa aos produtores rurais. É nessa medida que eu penso que está faltando rapidez ao governo federal, porque a emergência já diz na própria palavra, emergência, e é preciso então uma maior celeridade na liberação desses recursos – cobrou.

A parlamentar gaúcha disse que é preciso investir em ações preventivas, e ressaltou que essa foi uma de suas prioridades na emenda que sugeriu ao Orçamento da União para este ano.

- Essa verba será canalizada também para a formação de consórcios e compra de máquinas de maior valor para atender o maior número de municípios na feitura de açudes e algumas pequenas barragens para acumulação de água para servir nesses momentos de crise cíclica, porque algumas regiões já sofrem isso há várias décadas – comentou.

O assunto é uma das prioridades da senadora Ana Amélia neste começo de ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Senadora Ana Amélia Lemos

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário