La Niña pode estar perdendo a força e tira suporte dos grãos

Publicado em 11/01/2012 12:06
A agência internacional de notícias Telvent DTN informou nesta quarta-feira que o La Niña poderia estar se enfraquecendo. O Índice de Oscilação do Sul, utilizado para medir a força do fenômeno, tem diminuído desde que atingiu seu pico, em dezembro. As informações são do agrometeorologista Bryce Anderson.

Essa perda de força do La Niña poderia, gradualmente, trazer a normalização das chuvas, permitindo a reposição da umidade do solo e o melhor desenvolvimento das culturas, explicou Anderson.

Segundo informou o Instituto Australiano de Meteorologia, o Ìndice de Oscilação recuou para menos de 1,7 em 10 de janeiro, considerando a média de 16,46 dos últimos 30 dias. Em dezembro, o indicador chegou a marcar 23, registrando o maior valor desde abril de 2011, depois que o La Niña anterior já havia se dissipado.

Mercado - A perda de força do La Niña já permite que os mapas climáticos apontem para novas chuvas na América do Sul. Embora marcadas pela irregularidade, as precipitações devem chegar à Argentina junto com uma massa de instabilidade.

Essas notícias de melhora no clima acabaram tirando parte do suporte do mercado internacional de grãos, que fecharam o pregão noturno desta quarta-feira com perdas expressivas.

Na soja, as perdas foram de dois dígitos, com os principais vencimentos recuando mais de 12 pontos. No milho e no trigo, os contratos mais próximos não perderam mais de 5 pontos.

Porém, não só as notícias climáticas que pressionam os negócios hoje. A alta do dólar index e mais os investidores avessos ao risco esperando pelos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) também pesaram sobre as cotações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Ricardo Seghetto Passo Fundo - RS

    Então vai recuperar o que foi perdido??....que talll....

    0