Semana deve ser de baixo volume de chuvas no RS

Publicado em 23/01/2012 10:25
O Centro Estadual de Meteorologia (CEMET/RS), órgão da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, prevê até 31 de janeiro - o indício de baixos volumes de chuvas no Rio Grande do Sul, com ocorrências de precipitações fracas e irregulares na maior parte do Estado.

A passagem de uma frente fria vai trazer nebulosidade e pancadas de chuva em todas as regiões. Os volumes deverão oscilar entre 10 e 20 milímetros em toda Metade Leste, e nas demais áreas, os totais são mais expressivos e deverão variar entre 20 e 30 milímetros, podendo atingir valores em torno de 40 milímetros na região de Alegrete e São Borja.

De forma geral os totais acumulados serão baixos, mas cabe salientar que até esta segunda-feira (23), as áreas de instabilidade associadas ao calor e umidade poderão provocar temporais de verão no interior do Estado. As chuvas poderão provocar altos volumes acumulados em áreas isoladas.

A temperatura vai permanecer elevada com valores superando 35oC na maior parte das regiões, e podendo oscilar em torno de 40oC no Oeste. A partir da quarta-feira (25/01/2012) os valores diminuem e a temperatura fica mais amena.

O CEMET/RS divulgou, ainda, que na semana de 13 a 19 de janeiro foram registradas chuvas significativas na Serra do Nordeste, Litoral Norte e Região Metropolitana. Os maiores volumes observados foram em Torres (174 milímetros), Cambará do Sul (156 milímetros), Canela (151 milímetros) e Porto Alegre (110 milímetros). Entre Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Iraí, os totais registrados oscilaram entre 70 e 80 milímetros, o que pode ter amenizado a situação da
estiagem, especialmente para a cultura da soja.
   
Nas demais regiões do Estado, as chuvas foram irregulares e com baixos volumes acumulados. Na região Central os volumes registrados foram baixos, com apenas 22 milímetros em Santa Maria. Na Campanha, Missões, Fronteira Oeste e Sul praticamente não foram registradas chuvas.

As temperaturas foram mais amenas no início da semana, especialmente no período da noite e início da manhã, voltando a aumentar nos últimos dias, principalmente na região Oeste.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do Estado do RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário