É grave a situação da seca no sul do Ceará

Publicado em 01/06/2012 10:01
Secretaria Nacional de Defesa Civil já reconheceu status de emergência em 190 municípios
A Secretaria Nacional de Defesa Civil declarou estado de emergência em mais de 190 municípios do estado do Ceará, devidoà seca que atinge no total 943 municípios do Nordeste. A cultura da mandioca, que representa 75% da economia do município de Salitre, foi uma das prejudicadas. A maior parte do que foi plantado sequer germinou e o que restou, sem chuva, deve secar nos próximos dias.Por conta dos prejuízos, muitas casas de farinha, que transformam a mandioca em fécula, podem não funcionar este ano.

Na Serra do Chagas, que fica a cerca de 15 quilômetros da sede do município, a falta de chuvas não prejudicou apenas as lavouras. Uma cisterna comunitária, que abastece 32 famílias, há bastante tempo está sem água.Em algumas localidades de Salitre choveu apenas 16 milímetros de janeiro até agora, 97,7% abaixo da média, que é de 630 milímetros.

Para amenizar o sofrimento dos sertanejos, o município está sendo abastecido com nove carros-pipa do Exército. Para quem mora na zona rural, este é o único recurso.


Com informações do Globo Rural

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário