PE: Estado de emergência por seca continua mesmo com chuva de verão

Publicado em 17/01/2013 07:47
Defesa Civil Nacional reconhece outra cidade em situação emergencial.
Novo município pernambucano é reconhecido nacionalmente em estado de emergência por conta da seca. A cidade é Vicência, na Zona da Mata, conforme publicação no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (15). O cenário chama atenção aos significativos prejuízos provocados na agricultura estadual em consequência da estiagem, mesmo com as chuvas recentes. O setor canavieiro é um deles. Houve uma redução de 35% na produção em virtude do déficit de 50% do índice pluviométrico nos meses do desenvolvimento da safra. A seca levou diversas cidades produtoras de cana de açúcar a solicitar estado de emergência nacional.
 
Vicência é o oitavo município produtor reconhecido a nível nacional em estado de emergência por conta da longa estiagem. As demais são Pombos, Passira, Carpina, Nazaré da Mata, Orobó, Paudalho e Bom Jardim. “Mais cidades aguardam a análise da Defesa Civil Nacional” diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). São elas: Catende, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Limoeiro, Macaparana e Timbaúba.
 
O dirigente informa que, somente após o reconhecimento de estado de emergência pelo governo federal, os produtores das cidades afetadas poderão participar das medidas emergenciais governamentais. Uma das ações é a negociação de dívidas e financiamentos a juros menores. “A chuva de verão começou, mas os agricultores estão descapitalizados, porque perderam 50% do faturamento com a seca”, diz Lima. Além do mais, ainda convivem com a redução no preço da tonelada de cana, agravando os problemas financeiros, impossibilitando as condições ideias para realização dos tratos culturais na entressafra.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AFCP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário