Previsão do Tempo: Semana com chuva no Sul do Brasil

Publicado em 13/02/2013 13:10
* Nesta semana, uma frente fria vai passar pelo mar ao largo da costa do Sul do Brasil e áreas de instabilidade vindas do Paraguai também vão influenciar o tempo na Região. Muitas pancadas de chuva são previstas especialmente para o Paraná e para Santa Catarina, onde há grande risco de temporais. Os volumes acumulados até o fim da semana podem passar de 200 mm em algumas localidades, como pode ser visto na Figura 1.

* Por outro lado, em grande parte da Região Nordeste e no norte da Região Sudeste, não há expectativa de chuva significativa para esta semana. O sol e o calor ainda vão predominar.

* No Centro-Oeste, os maiores volumes devem ocorrer sobre o sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas do Centro-Oeste, a semana será com clima típico de verão. Os dias vão ter sol e calor, com pancadas de chuva principalmente à tarde, que ocorrem de forma isolada. Para o Distrito Federal e o nordeste de Goiás, a possibilidade de chuva é até pequena ao longo desta semana.

* Na Região Norte, o tempo segue carregado com chuvas fortes e volumosas na maioria das áreas.

Figura 1 – Previsão de chuva acumulada para o período entre 12 e 16 de fevereiro

Clique aqui para ampliar!

* No período entre 17 e 21 de fevereiro, temporais devem ocorrer sobre o Rio Grande do Sul e a chuva aumenta também sobre grande parte do Sudeste e do Nordeste do país.

Figura 2 – Previsão de chuva acumulada para o período entre 17 e 21 de fevereiro

Clique aqui para ampliar!

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana foi de chuva em grande parte do Brasil

.* A circulação dos ventos nos níveis médios e altos da atmosfera favoreceu a formação de muitas áreas de instabilidade sobre grande parte do Brasil no decorrer da semana passada.

* A chuva aconteceu com frequência em São Paulo, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e em grande parte do Centro-Oeste e do Norte do Brasil. Muitas localidades registraram mais de 100 mm de chuva.

* No Sul, a chuva também voltou principalmente para o Paraná e o leste de Santa Catarina, onde foram acumulados os volumes mais significativos.

* Já na maior parte do Nordeste e também no norte de Minas Gerais, a semana foi de calor e tempo seco.

Figura 3 – Chuva acumulada no período entre 04 e 10 de fevereiro de 2013

Clique aqui para ampliar!
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário