Clima: Secretaria avalia danos da geada para as lavouras do Paraná

Publicado em 26/07/2013 10:51

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento informa que as fortes geadas registradas quarta-feira e quinta-feira (24 e 25) em praticamente todo o Estado vão influenciar o resultado das culturas, como milho da segunda safra, trigo e café. Danos às pastagens podem afetar a produção de leite e carne.

O economista Marcelo Garrido, chefe da conjuntura do Departamento de Economia Rural (Deral), explica que a dimensão dos danos só será conhecida efetivamente daqui a alguns dias, porque depende do estágio das lavouras. Os técnicos do Deral irão novamente a campo para verificar o impacto da geada.

“O milho da segunda safra foi afetado pelas chuvas de junho e parte das lavouras não deve escapar das geadas dessa semana”, avaliou a engenheira agrônoma do Deral, Juliana Tieme Yagushi. Ela informou que 29% da área plantada com milho da segunda safra, que totalizou 2,17 milhões de hectares, já estava colhida antes da geada. O restante, que corresponde a 1,55 milhão de hectares plantados, cerca de 75% dessa área está em maturação, portanto deve escapar dos efeitos da geada.

Porém, cerca de 25% da área em campo, que corresponde a 387 mil hectares estão com lavouras em fase de frutificação, período mais suscetível às quedas drásticas da temperatura. Essas lavouras se concentram na região Norte.

Trigo – Nas lavouras de trigo, a situação é mais grave. O engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho explicou que 940 mil hectares foram plantados com trigo no Paraná e desse total, 52% estão em fase de floração e frutificação, as mais suscetíveis aos efeitos das geadas. As lavouras nessa fase estão distribuídas nas regiões Norte, Oeste e Sudoeste do Estado.

O trigo é uma cultura que resiste a temperatura negativa, desde que esteja na fase de desenvolvimento vegetativo. “Os 48% restantes da área, cujo plantio concentra-se na região Sul, estão nessa e não devem ter problemas mesmo com as quedas drásticas da temperatura nessa região”, disse Godinho.

Café – O café é outra cultura que foi atingida pelas geadas no Norte e Noroeste do Estado. De acordo com o economista do Deral Paulo Franzini, 80% da área ocupada com café no Estado, que soma 82.300 hectares, foram atingidos. As regiões onde as geadas foram mais intensas localizam-se entre Apucarana, Ivaiporã, Londrina e Maringá. No Norte Pioneiro e no Noroeste também ocorreram geadas, mas em intensidade menor.

O resultado da cultura para este ano não deve ser afetado e está mantida previsão de produção de 1,7 milhão de sacas, sendo que metade desse volume já foi colhido. “Porém a produção de café do próximo ano poderá ser afetada, porque a geada abala o potencial produtivo da planta para a próxima safra”, explicou Franzini.

Produtores devem aproveitar as geadas para renovar os pés de café velhos. “Outros podem diminuir ou erradicar suas lavouras porque estão desanimados com a queda no preço do café. Mas acredito que não deve ser a maioria dos produtores”, enfatizou. A dimensão dos danos será feita apenas quando houver a primeira florada entre outubro e novembro.

Chuvas – O feijão da segunda safra, outra cultura que poderia ser afetada pelas temperaturas baixas está todo colhido. Mas as lavouras sofreram prejuízos com as chuvas intensas da segunda quinzena de junho. Cerca de um terço da produção esperada foi perdida, com prejuízos avaliados em R$ 358,1 milhões, considerado os preços de comercialização do feijão preto e de cor.

O engenheiro agrônomo Carlos Alberto Salvador, informou que a estimativa do Deral apontava para colheita de 501 mil toneladas de feijão, antes das chuvas. Nas foram colhidas apenas 356 mil toneladas de feijão, com uma perda de 145 mil toneladas.

Já o milho da segunda safra foi mais afetado na qualidade que na produção. A estimativa oficial de produção foi mantida em quase 11 milhões de toneladas. Na região Oeste, onde 40% da safra foi colhida a produtividade média do milho alcançou 6 mil quilos por hectare, resultado bastante expressivo para a cultura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Deral

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário