Inversão de polaridade do Sol vai afetar todo o Sistema Solar

Publicado em 12/08/2013 08:57 e atualizado em 13/08/2013 10:57
Erupções de energia podem aumentar os raios cósmicos e ultravioleta que chegam à Terra, afetando a temperatura e as comunicações no planeta

Nos próximos três a quatro meses, o campo magnético do Sol completará uma inversão de polaridade, um processo que ocorre a cada 11 anos e está quase na metade do caminho, de acordo com a Nasa (agência espacial americana).

"Esta mudança terá repercussões em todo o Sistema Solar", disse o físico solar Todd Hoeksema, da Universidade de Stanford (Califórnia), em declarações para a agência espacial.

A inversão de polaridade - norte e sul trocam de posição - ocorre no fim de cada ciclo solar, quando o dínamo magnético interno do Sol se reorganiza. Durante essa fase, que os físicos denominam máximo solar, as erupções de energia podem aumentar os raios cósmicos e ultravioleta que chegam à Terra, e isto pode interferir nas comunicações de rádio e afetar a temperatura do planeta.

Leia a notícia na íntegra no site do Terra.

Veja ainda o alerta que o climatogolista José Carlos Molion faz sobre as temperaturas nos próximos 20 anos , clique aqui:

Fonte: Terra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio