Primavera começa com risco de temporal nas áreas cafeeiras do sul de Minas Gerais

Publicado em 12/09/2013 12:07
Os volumes de chuva podem chegar a 70 milímetros, prevê a Climatempo

No sul de Minas Gerais, a colheita do café está em sua fase final e a estimativa é que até o fim deste mês os trabalhos dentro do campo sejam finalizados. O tempo está firme na região e até o próximo dia 16, a previsão é de tardes de sol e calor, segundo Aline Tochio, meteorologista da Climatempo.

Para o próximo fim de semana, o tempo quente associado a umidade alta favorece o crescimento de nuvens e pancadas isoladas de chuva ocorrem a partir da tarde. Entre os dias 17 e 18, os modelos mostram a chegada de uma frente fria que poderá conseguir romper o bloqueio atmosférico que está hoje sobre a região. Dentro de um período de 15 dias, os volumes acumulados devem ficar entre 50 e 70 milímetros.

A atmosfera no Brasil está mudando. A umidade aumenta pelo país o que indica a chegada da Primavera, no dia 22 de Setembro, às 17h44, horário de Brasília. Segundo a Climatempo, entre os dias 21 e 22, pode chover forte nas áreas cafeeiras do sul de Minas Gerais. “Com o avanço da frente fria, as nuvens de chuva serão reforçadas e há risco de temporal acompanhado de queda de raios em algumas localidades” alerta Tochio. 

Balanço da safra
Estima-se que 90% da produção já foi colhida. A estimativa de produção gira em torno de 12.280 sacas na região do sul de Minas Gerais, porém, este valor caracteriza uma redução de aproximadamente 10,9% em comparação à safra anterior. Diversos fatores foram efetivos para a diferença entre safras.

“Essa queda na produção, decorrente da bienalidade negativa, foi minimizada pela boa produtividade das lavouras nas regiões da Serra da Mantiqueira e Centro-Oeste provocada pela inversão da bienalidade da produção em alguns municípios, como ocorreu na cidade de Nepomuceno e pelos bons tratos culturais impulsionados pelos bons preços do café nos últimos dois anos” é o que indica a terceira estimativa de safra realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). 

Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil