Primavera começa com risco de temporal nas áreas cafeeiras do sul de Minas Gerais

Publicado em 12/09/2013 12:07
Os volumes de chuva podem chegar a 70 milímetros, prevê a Climatempo

No sul de Minas Gerais, a colheita do café está em sua fase final e a estimativa é que até o fim deste mês os trabalhos dentro do campo sejam finalizados. O tempo está firme na região e até o próximo dia 16, a previsão é de tardes de sol e calor, segundo Aline Tochio, meteorologista da Climatempo.

Para o próximo fim de semana, o tempo quente associado a umidade alta favorece o crescimento de nuvens e pancadas isoladas de chuva ocorrem a partir da tarde. Entre os dias 17 e 18, os modelos mostram a chegada de uma frente fria que poderá conseguir romper o bloqueio atmosférico que está hoje sobre a região. Dentro de um período de 15 dias, os volumes acumulados devem ficar entre 50 e 70 milímetros.

A atmosfera no Brasil está mudando. A umidade aumenta pelo país o que indica a chegada da Primavera, no dia 22 de Setembro, às 17h44, horário de Brasília. Segundo a Climatempo, entre os dias 21 e 22, pode chover forte nas áreas cafeeiras do sul de Minas Gerais. “Com o avanço da frente fria, as nuvens de chuva serão reforçadas e há risco de temporal acompanhado de queda de raios em algumas localidades” alerta Tochio. 

Balanço da safra
Estima-se que 90% da produção já foi colhida. A estimativa de produção gira em torno de 12.280 sacas na região do sul de Minas Gerais, porém, este valor caracteriza uma redução de aproximadamente 10,9% em comparação à safra anterior. Diversos fatores foram efetivos para a diferença entre safras.

“Essa queda na produção, decorrente da bienalidade negativa, foi minimizada pela boa produtividade das lavouras nas regiões da Serra da Mantiqueira e Centro-Oeste provocada pela inversão da bienalidade da produção em alguns municípios, como ocorreu na cidade de Nepomuceno e pelos bons tratos culturais impulsionados pelos bons preços do café nos últimos dois anos” é o que indica a terceira estimativa de safra realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário