Clima favorável na reta final do plantio no Brasil

Publicado em 05/12/2013 08:00

Semeadura de soja e milho chega a 80% com avanço das atividades no Centro-Norte, última região a plantar, verificou a Expedição Safra. Produtores confirmam área recorde de 29 milhões de hectares para a oleaginosa

Com colaboração do clima, o plantio das lavouras de verão segue em ritmo acelerado no Centro-Norte e chega neste momento a 80% em todo o país, devendo ser concluído dentro do prazo, apurou a Expedição Safra 2013/14. Durante 10 dias, duas equipes do projeto percorreram 10 mil quilômetros do Sudeste ao Centro-Norte, acompanhando as principais regiões produtoras.

Com a conclusão da semeadura, deverão ser confirmados mais de 29 milhões de hectares para a soja. Nos dois estados que estavam com problemas no início do plantio, Piauí e Bahia, a tarefa passa de 50% e 70%, respectivamente. No Paraná e em Mato Grosso faltam menos de 5% das lavouras de verão. Em Goiás e Minas Gerais, a etapa está praticamente concluída.

Para as próximas semanas, há previsão de 15 a 30 milímetros de chuva sobre praticamente todos os municípios apontados como polos de produção no Centro-Norte. As regiões que enfrentaram quebra climática na temporada passada estavam com falta de umidade nesta época de 2012.

Lagarta

O clima retorna à normalidade e o que preocupa o setor produtivo é o controle da lagarta Helicoverpa armigera. Não há perspectiva de eliminação da praga, que eleva os custos entre 5% e 10%.

“As pragas que chegaram nos últimos anos foram controladas, mas permanecem na lavoura. O tempo da tranquilidade, em que era feita uma ou duas aplicações de defensivos, acabou”, observa Leivandro Fritzen, produtor de Gilbués (PI). Até o dia 20 de dezembro, ele conclui o plantio de 8,6 mil hectares de soja e 3 mil hectares de milho.
O controle da Helicoverpa desafia o agronegócio de Norte a Sul do país. A lagarta ataca lavouras também do Paraguai e da Argentina.

Pausa

As equipes da Expedição Safra finalizaram a sondagem da fase plantio e vão retomar as atividades de campo da fase colheita a partir de janeiro. A projeção final da área plantada deve ser divulgada nos próximos dias.

Fonte: Expedição Safra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas