Frente fria no ES pode provocar temporais; previsão é de chuva também no norte do país

Publicado em 12/12/2013 10:21

A frente fria que provocou muitos estragos ontem sobre o Rio de Janeiro, hoje se encontra na altura do Espírito Santo, onde também provocará temporais e consequentemente muitos transtornos, não só a população urbana, mas também no campo, onde poderão provocar danos às lavouras de cacau e café conillon da região norte do Estado. Há previsão de chuvas também para boa parte da região central e norte do País, contudo, essas chuvas deverão vir na forma de pancadas. Já que as temperaturas ainda se manterão altas ao longo dessa quinta-feira. Porém, não há indicativos de que essas chuvas possam causar danos às lavouras, pelo contrario, essas chuvas manterão os solos com bons níveis de umidade do solo e por sua vez, manterão as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Além disso, como há previsão para chuvas sobre as regiões produtoras da Bahia, Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, os trabalhos de plantio poderão prosseguir sem maiores transtornos. Somente na região Sul e sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul é que o tempo seguirá aberto e sem previsão para chuvas, ruim para os produtores de soja gaúchos e catarinenses que ainda estão em pleno trabalho de plantio, como os da Zona Sul e da Campanha no Rio Grande do Sul que já paralisaram o plantio, devido a esse tempo mais seco e, sobretudo, com a previsão para o retorno das chuvas somente entre o natal e o ano novo.

Agora no Centro-oeste e Sudeste, o problema está sendo a rápida infestação da ferrugem asiática, que devido a essas chuvas e por consequência, muita umidade sobre as plantas, mantem as condições bastante favoráveis a proliferação desses fungos. E essa condição de tempo mais fechado e chuvoso sobre a região centro-norte do Brasil deverá persistir ao longo não só desse restante de semana, como ao longo de toda a semana que vem, já que o “corredor de umidade” está todo ele voltado sobre essa parte da Brasil.

Fonte: Fundação MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inmet mantém previsão de calor intenso e parte do Brasil e tem alerta vermelho para chuvas no Sul
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil