Frente fria no ES pode provocar temporais; previsão é de chuva também no norte do país

Publicado em 12/12/2013 10:21

A frente fria que provocou muitos estragos ontem sobre o Rio de Janeiro, hoje se encontra na altura do Espírito Santo, onde também provocará temporais e consequentemente muitos transtornos, não só a população urbana, mas também no campo, onde poderão provocar danos às lavouras de cacau e café conillon da região norte do Estado. Há previsão de chuvas também para boa parte da região central e norte do País, contudo, essas chuvas deverão vir na forma de pancadas. Já que as temperaturas ainda se manterão altas ao longo dessa quinta-feira. Porém, não há indicativos de que essas chuvas possam causar danos às lavouras, pelo contrario, essas chuvas manterão os solos com bons níveis de umidade do solo e por sua vez, manterão as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Além disso, como há previsão para chuvas sobre as regiões produtoras da Bahia, Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, os trabalhos de plantio poderão prosseguir sem maiores transtornos. Somente na região Sul e sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul é que o tempo seguirá aberto e sem previsão para chuvas, ruim para os produtores de soja gaúchos e catarinenses que ainda estão em pleno trabalho de plantio, como os da Zona Sul e da Campanha no Rio Grande do Sul que já paralisaram o plantio, devido a esse tempo mais seco e, sobretudo, com a previsão para o retorno das chuvas somente entre o natal e o ano novo.

Agora no Centro-oeste e Sudeste, o problema está sendo a rápida infestação da ferrugem asiática, que devido a essas chuvas e por consequência, muita umidade sobre as plantas, mantem as condições bastante favoráveis a proliferação desses fungos. E essa condição de tempo mais fechado e chuvoso sobre a região centro-norte do Brasil deverá persistir ao longo não só desse restante de semana, como ao longo de toda a semana que vem, já que o “corredor de umidade” está todo ele voltado sobre essa parte da Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fundação MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário