Chuvas beneficiam área agrícola argentina nos próximos meses

Publicado em 08/01/2014 15:06

Os próximos meses tendem a ser excelentes para a área agrícola argentina. A tendência aponta para bons níveis de chuvas não só durante janeiro, mas também para fevereiro e março.

A tendência, no entanto, não é observada para o ângulo sudoeste: sul de Córdoba, La Pampa e sudoeste de Buenos Aires são as únicas áreas que devem receber menos chuvas, segundo o engenheiro especializado em agroclimatologia Eduardo Sierra em entrevista ao Agro 2.0.

O fim de ano trouxe uma onda de calor recorde para a Argentina. Foram mais de 20 dias de temperaturas intensas que não eram registradas desde a década de 30. No início de janeiro, no entanto, as chuvas tomaram postos e abaixaram a temperatura em cerca de 20 graus.

Segundo Sierra, a maior parte da área agrícola começa a ter temperaturas acima de 30ºC, chegando a 35ºC no norte. As ondas de calor continuam na próxima semana, mas um ritmo cíclico, a partir da próxima quarta-feira, traz mais uma frente fria com chuvas gerais que ajudariam a repor a umidade que se evapora com o calor.

Devido ao atraso nos plantios de soja e milho, a onda de calor impactou menos no desenvolvimento dos grãos. Segundo estimativa da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a Argentina faz uma boa campanha. Não é uma campanha recorde, mas o país deve chegar a 23 milhões de toneladas.

Com informações do Agro 2.0

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul
Sobe para 37 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
RS: Chuvas diminuem no final de semana, mas nova frente fria já aparece no radar, mantendo estado em alerta