Neutralidade climática permanece no primeiro semestre de 2014 e mantém a variação das chuvas no Brasil

Publicado em 20/01/2014 17:04

O Verão começou e deve terminar no Hemisfério Sul sob a influência da neutralidade no clima, ou seja, apesar da temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico em sua região equatorial estarem com valores abaixo da média, a anomalia ainda não ultrapassara -0,5°C, o mantém o clima neutro e o regime de chuvas continua com grande variabilidade no Brasil. Isso quer dizer que em certo momento as chuvas estão mais concentradas sobre a faixa sul do país e em outro, sobre a faixa norte.

Já que o Oceano Pacífico está neutro, o Atlântico passa a ter mais influência sobre o clima e como a temperatura das águas na costa do Brasil ficaram mais altas que o normal neste mês de janeiro na altura da região Sul, o corredor de umidade, nesse período ficou voltado para essa área, o que permitiu que as chuvas fossem mais frequentes. Por outro lado, a metade norte voltou a ter uma condição de precipitações mais irregulares.

A previsão climática para os próximos 6 meses, ou seja, para todo o primeiro semestre de 2014, é que as temperaturas das águas do Oceano Pacífico continuem dentro da neutralidade, o que mantém a grande variabilidade no regime de chuvas. Alguns gráficos indicam a possibilidade da volta do El Niño nesse período, mas a Somar Meteorologia acredita que isso não irá ocorrer, já que novas “bolhas” de água mais frias estão surgindo sobre a região central do Pacífico.

Leia a notícia  na íntegra no site do Jornal do Tempo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Tempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário