Ameaça de El Niño paira no ar

Publicado em 09/06/2014 07:52 1236 exibições
Mais forte do que nunca, fenômeno climático vai reconfigurar a economia global, alterando a dinâmica de setores como agricultura e energia

O “garoto” está chegando para bagunçar a economia global. Segundo o monitoramento da Nasa, o próximo El Niño, fenômeno climático que ocorre com o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, deve dar as caras no próximo semestre com características parecidas com as registradas há 17 anos, no fim dos anos 90: períodos de chuva devastadores para o Sul do Brasil e fortíssimas estiagens no Norte e Nordeste, além de um enlouquecimento total nas temperaturas ao redor do globo. Caos climático à parte, o fenômeno também reconfigura a economia mundial, alterando a dinâmica de setores como agricultura, geração energética e abastecimento de regiões.

Em maio, a agência espacial americana divulgou que um de seus satélites detectou que as águas do Pacífico estavam dez centímetros acima da média e “fervendo como 1997” – indícios de que um El Niño poderoso está por vir.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.

Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

0 comentário