Clima deve favorecer safra 2014/15, diz agrometeorologista

Publicado em 19/08/2014 11:32
Previsões climáticas são repassadas aos produtores durante o É hora de plantar Fundação MT - 2014

O clima deve ser favorável à produção tanto de soja, quanto de milho safrinha e algodão na safra 2014/15, de acordo com o Agrometeorologista da Somar, Marco Antonio dos Santos. Estas e outras informações estão sendo repassadas por ele durante o É hora de plantar 2014 da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT).  Segundo o especialista, ainda assim é preciso que o produtor fique atento com a variação das chuvas. “Esta safra será muito parecida com as últimas duas, pois haverá uma grande irregularidade no regime de chuvas, principalmente durante a primavera, ou seja, durante o período de plantio”.

Outro importante ponto que a classe produtora deve ficar atenta é com relação à influência do El Niño nesta safra, se tais condições climáticas serão ou não favoráveis à proliferação de doenças e pragas. “O El Niño esse ano será de fraca intensidade, podendo até mesmo não se configurar. Ainda assim, pode atrapalhar o andamento do plantio e até mesmo gerar replantios”, aponta Santos.

Os primeiros sinais do El Niño foram sentidos, conforme o agrometeorologista fala, com as chuvas ocorridas em julho. “Estes foram sinais de aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Contudo, isso já não está mais ocorrendo, por isso o fenômeno pode não se confirmar ao longo da safra 2014/15”.

No Mato Grosso as regiões Norte, Centro Norte, e Parecis devem ter um verão mais chuvoso do que o normal. O alerta do especialista é para que o agricultor observe as previsões meteorológicas. “Recomendo que o produtor analise a quantidade de chuva e só assim tome a decisão de plantar ou não, até mesmo pela influência no aparecimento da ferrugem asiática na soja. Ou seja, como as chuvas serão mais frequentes e em maior volume a partir de novembro a tendência é que a pressão para a ferrugem aumente muito nessa safra”.
 
É hora de plantar – O circuito de palestras do É Hora de Plantar 2014 começou no dia 18 deste mês e segue até 12 de setembro levando informações a classe produtora. O circuito já passou por Nova Mutum e Lucas do Rio Verde no Mato Grosso. O objetivo é auxiliar o agricultor a plantar bem para colher excelentes resultados. Para isso serão percorridos mais de 8 mil quilômetros pelas cidades de MT, Goiás e Rondônia em 25 municípios. O tema deste ano é “Prepare-se e plante oportunidades”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fundação MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Antonio Carlos Nogueira Fortaleza - CE

    Boa matéria, não custa lembrar que o fenômeno meteorológico está presente em quase todas áreas de produção agrícola, energética e orienta até no lançamento da moda em confecções.

    0