Feriado com calor e pancadas de chuva em SP

Publicado em 20/11/2014 08:17

O aumento da umidade e do calor e o deslocamento de áreas de instabilidade de Mato Grosso do Sul provocaram um grande aumento da nebulosidade sobre São Paulo. Pancadas de chuva voltaram a ocorrer na tarde e noite desta quarta-feira e até com forte intensidade. Em Ourinhos, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou  25,2 mm de chuva apenas entre 17h e 19h. Jales teve quase 13 mm entre 13h e 14h.

As imagens de satélite mostram claramente a expansão da instabilidade sobre o Estado de São Paulo.

Nesta quinta-feira, feriado do Dia da Consciência Negra em várias cidades paulistas, incluindo a capital, a sensação de abafamento será grande. O sol aparece por várias horas, mas sempre junto de nuvens, e não em meio ao céu azul como se observou no início da semana. As condições para chuva aumentam em todo estado e são esperadas várias pancadas durante a tarde e à noite. Há risco de raios, de chuva e de rajadas de ventos com moderada a forte intensidade.

Frente fria

A sexta-feira também será com o calor, o ar abafado e mais pancadas de chuva a partir da tarde. Mesmo com a previsão de chuva a partir da tarde, o sol aparece por várias horas.

A chuva deve ficar mais forte e generalizada no fim de semana com a passagem de uma nova frente fria pelo litoral paulista. Deve chover em todo o estado.

A chuva de novembro está sendo mais frequente em São Paulo do que nos últimos dois meses, mas o volume acumulado até agora ainda está abaixo da média em praticamente todo o Estado,  mesmo com a ocorrência de temporais. Na capital, em 19 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 71,1 mm de chuva, que correspondem a 49% da média de chuva para novembro  que fica em torno de 146 mm.

O mapa mostra a anomalia de chuva de novembro até o dia 18. Os tons de alaranjado indicam chuva abaixo da média. Tons de azul indicam chuva acima da média.

Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul