Feriado com calor e pancadas de chuva em SP

Publicado em 20/11/2014 08:17

O aumento da umidade e do calor e o deslocamento de áreas de instabilidade de Mato Grosso do Sul provocaram um grande aumento da nebulosidade sobre São Paulo. Pancadas de chuva voltaram a ocorrer na tarde e noite desta quarta-feira e até com forte intensidade. Em Ourinhos, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou  25,2 mm de chuva apenas entre 17h e 19h. Jales teve quase 13 mm entre 13h e 14h.

As imagens de satélite mostram claramente a expansão da instabilidade sobre o Estado de São Paulo.

Nesta quinta-feira, feriado do Dia da Consciência Negra em várias cidades paulistas, incluindo a capital, a sensação de abafamento será grande. O sol aparece por várias horas, mas sempre junto de nuvens, e não em meio ao céu azul como se observou no início da semana. As condições para chuva aumentam em todo estado e são esperadas várias pancadas durante a tarde e à noite. Há risco de raios, de chuva e de rajadas de ventos com moderada a forte intensidade.

Frente fria

A sexta-feira também será com o calor, o ar abafado e mais pancadas de chuva a partir da tarde. Mesmo com a previsão de chuva a partir da tarde, o sol aparece por várias horas.

A chuva deve ficar mais forte e generalizada no fim de semana com a passagem de uma nova frente fria pelo litoral paulista. Deve chover em todo o estado.

A chuva de novembro está sendo mais frequente em São Paulo do que nos últimos dois meses, mas o volume acumulado até agora ainda está abaixo da média em praticamente todo o Estado,  mesmo com a ocorrência de temporais. Na capital, em 19 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 71,1 mm de chuva, que correspondem a 49% da média de chuva para novembro  que fica em torno de 146 mm.

O mapa mostra a anomalia de chuva de novembro até o dia 18. Os tons de alaranjado indicam chuva abaixo da média. Tons de azul indicam chuva acima da média.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário