Estiagem atinge agronegócio

Publicado em 09/02/2015 09:34

Segundo a Climatempo, previsão é de temporadas de chuvas irregulares

No Brasil, um setor de grande importância para a economia é o agronegócio, que representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 30% dos empregos no país. Em 2015, o desempenho das principais commodities agrícolas tende a ter uma queda, mas ainda assim poderão ser observados números razoáveis que vão contribuir com o crescimento da economia, comparado aos demais setores que projetam uma desaceleração neste ano.

O motivo da queda é a estiagem que atinge o Sudeste e o Centro-Oeste, e pode trazer um impacto negativo ao setor. Alguns fatores já podem ser percebidos como o escoamento de grãos que tiveram seu transporte alterado. Isso, pois, a hidrovia Tietê-Paraná, uma das mais importantes do país, já tem alguns pontos de paralisação devido à falta d’água.

Segundo Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, as condições não são boas para o setor. “As condições macro, do ponto de vista oceânico, vão continuar desfavorecendo as chuvas regulares, que podem beneficiar o agronegócio. Ao que tudo indica será uma temporada de chuvas irregulares”, diz.

O crescimento previsto não depende somente do clima, mas também vai requerer que o agronegócio explore seus ganhos de produtividade, sem depender apenas de impulsos da demanda. Existem muitos fatores externos como a desaceleração do mercado chinês, principal destino do grão brasileiro, que podem impactar as negociações em 2015.

O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e atual presidente do conselho de administração da União da Indústria da Cana-de-açúcar (UNICA), João Roberto Rodrigues, ressalta que a maior cautela do setor deve ser vista para o ano de 2016. “A valorização do dólar pode aumentar ainda mais os custos de produção. E se os preços lá fora continuarem em queda, devido o aumento da oferta, as margens serão ainda menores no próximo ano (2016)” afirmou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário