Áreas de instabilidade provocam chuvas no Mato Grosso e colheita da soja é afetada

Publicado em 11/02/2015 09:00

A quarta-feira será de tempo fechado e com chuva no decorrer do dia em grande parte do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Com isso, a colheita da soja que vem sendo realizada poderá ser prejudicada ao longo do dia. Mas se de um lado essas chuvas atrapalharam o andamento da colheita, por outro estão mantendo as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras em, praticamente, todas as regiões do Brasil. Já que estão sendo registradas no Brasil todo nesses últimos dias. Mas vale salientar que ainda não foram registradas nenhuma perda na soja por conta dessas chuvas, apenas a colheita está tendo que ser paralisada, juntamente com o plantio do milho safrinha.

 A frente fria que ontem está sobre o Rio Grande do Sul e provocou chuvas generalizadas sobre o Estado já se encontra sobre o Atlântico, mas ainda há previsão para chuvas tanto do Estado gaúcho quanto em Santa Catarina e Paraná nessa quarta-feira. E para os próximos 10 dias ainda há previsões para chuvas em grande parte da região Sul, entretanto, continuarão sendo chuvas apenas na forma de pancadas, o que possibilitará tanto a realização dos tratos culturais quanto a realização da colheita e do plantio, principalmente no Paraná, onde o plantio do milho safrinha segue avançando a passos largos.

Já no Sudeste e Centro-oeste, apesar da nebulosidade que ainda se encontra sobre essas regiões, as previsões para esses próximos dias continuarão sendo de pancadas de chuvas. O “problema” não sei se poderá ser chamado de problema, é que ao longo do mês de fevereiro não haverá períodos longos de total abertura do tempo como também não nenhuma previsão de que venham a ocorrer longos períodos de “invernada” sobre essas duas regiões do Brasil. Vão ocorrer períodos curtos de chuvas e períodos de melhoria, com céu mais aberto. Assim, para o desenvolvimento das lavouras será bom, mas para a realização da colheita e do plantio poderão ocorrer paralisações momentâneas e com isso tais trabalhos não conseguirão deslanchar como normalmente ocorre.

No MAPITOBA, apesar do tempo aberto dessa semana, as chuvas voltarão a ocorrer em toda a região já no começo da semana que vem. Com isso, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Até porque essa será a marca do mês de fevereiro, ou seja, períodos mais chuvosos seguidos de períodos de tempo aberto e sem chuvas.

O grande problema desse padrão meteorológico é que é muito bom para a agricultura de um modo geral, mas para a elevação dos mananciais não é tão favorável, com isso apesar de uma pequena elevação dos níveis dos reservatórios a tendência é que eles se mantenham baixos ao longo de todo esse semestre, podendo afetar o uso da irrigação e abastecimento principalmente no Sudeste, Nordeste e na faixa leste de Goiás.

Somar Meteorologia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário