Chuvas generalizadas em grande parte do Brasil nessa quarta-feira (18)

Publicado em 18/02/2015 08:38

 Uma frente fria que está sobre o Sudeste mantém o tempo fechado e chuvoso em, praticamente, todo o Sudeste, Centro-oeste, Norte e no MAPITOBA. O céu só se encontra aberto no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná e metade sul do Mato Grosso do Sul, além da região nordeste de Minas Gerais e faixa leste do Nordeste, mas mesmo assim, nessas últimas duas regiões citadas há possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas isoladas. Essas chuvas previstas para essa quarta-feira sobre a região central e norte do Brasil mantém as condições favoráveis ao desenvolvimento de todas as lavouras, uma vez que os níveis de umidade do solo estão se elevando e já lá várias localidades onde esse armazenamento se encontra em 100% da máxima capacidade de retenção de água pelo solo.

O grande problema, se é que se pode falar assim, é que tais chuvas estão atrapalhando o pleno andamento da colheita da soja e consequentemente o plantio do milho safrinha e demais culturas de 2ª safra no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Mas de certa forma, conversando com os produtores, essas chuvas estão sendo muito mais benéficas do que prejudiciais, uma vez que ainda não houve registros de perdas pelo excesso de chuvas, mas sim pela estiagem.

Esse tempo fechado e chuvoso deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana, uma vez que a frente fria deverá se manter sobre o Sudeste nesses próximos dias. Essa condição de tempo poderá inviabilizar os trabalhos de colheita e plantio, mas como as chuvas que vem ocorrendo estão ainda muito irregulares, já que os volumes de chuvas estão extremamente variados, pois em algumas propriedades chove 10 mm enquanto na fazenda vizinha os volumes de chuvas ultrapassam os 40mm. E mesmo com essa maior instabilidade no ar, as chuvas continuarão irregulares, mas agora, diferentemente do mês de janeiro, serão mais abrangentes. Mas os modelos não sinalizam um longo período chuvoso, como ocorrido no mesmo período de 2014, apenas ocorrerá alguns dias com chuvas mais intermitentes, mas isso não deverá trazer perdas as lavouras de soja, apenas poderá ocorrer um atraso ainda maior no plantio do milho safrinha. Até porque, os modelos sinalizam o retorno do tempo mais aberto sobre o Centro-oeste e Sudeste no começo da próxima semana.

Já no Sul do Brasil, apesar do tempo aberto nessa quarta-feira, há previsão de chuvas para amanhã (quinta-feira) em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Mas na sexta-feira o tempo volta a abrir em todo o Estado gaúcho, mantendo o tempo ainda chuvoso sobre Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Essas chuvas manterão as condições favoráveis ao desenvolvimento de todas as culturas, mas poderá atrapalhar os trabalhos de colheita e plantio, além da realização dos tratos culturais.

No MAPITOBA, a semana será marcada por chuvas em todas as regiões produtoras, mas como vem ocorrendo, os volumes de chuvas continuarão bastante irregulares, mas de certa forma, essas chuvas manterão as condições bastante favoráveis ao desenvolvimento das culturas. Mas vale salientar que os níveis de umidade do solo ainda não estão totalmente adequados, sendo que novos períodos de estiagem podem vir a causar perdas às lavouras, mas os modelos não sinalizam tais períodos para as próximas 4 semanas, pelo contrário, os modelos de previsão meteorológica de curto e médio prazo continuam indicando chuvas, mesmo que irregulares, para todas as localidades da região.

Essas chuvas sobre o Sudeste está permitindo a elevação dos níveis de água dos reservatórios, mas ainda a situação é bastante grave, já que tais elevações ainda são muito discretas.

Satélite Somar - 18/02/2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Menos aqui no Espirito Santo. Ainda não vi essa chuva.

    0