Terça-feira ainda com chuvas em vários pontos do Sudeste e Centro-Oeste

Publicado em 02/06/2015 07:16

A frente fria ainda se mantém sobre toda a faixa central do Brasil nesse terça-feira, bem mais fraca, mais ainda com intensidade suficiente para provocar chuvas em vários municípios do Mato Grosso do Sul, São Paulo e de Goiás. Também podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas no sul do Mato Grosso. Essas chuvas mantem os solos com bons níveis de umidade, mas já começam a atrapalhar algumas atividades de campo, como os trabalhos de colheita do milho safrinha e da cana de açúcar. Esse excesso de umidade sobre as plantas também mantêm as condições favoráveis a proliferação de doenças fúngicas e são as hortaliças que mais estão sendo impactadas. Porém, com o enfraquecimento desse sistema já a partir de amanhã, o tempo volta a abrir em todo o Brasil.

E a tendência é que esse tempo mais firme se mantenha inalterado ao longo de todo o mês de junho no Sudeste e Centro-oeste, com exceção apenas para o sul do Mato Grosso do Sul, que poderá ter chuvas mais regulares durante esse mês. O que é normal para o período. Ou seja, do final dessa semana em diante iremos observar a condição de tempo normal para essa época do ano em toda a faixa central e norte do País. Isto é, tempo mais seco, grande amplitude térmica durante o dia e condições ideais à realização dos trabalhos de campo, como colheita.

No Sul, essa terça-feira ainda será de tempo aberto e sem previsões para chuvas, uma vez que a massa de ar polar que ainda se encontra sobre a região, impede a formação de nuvens de chuvas. Entretanto, nessa próxima quinta-feira o tempo muda no Rio Grande do Sul, a passagem de áreas de instabilidade sobre o Estado provocarão chuvas mais generalizadas. Mas esse sistema não irá avançar sobre o Paraná, que ainda se manterá com tempo aberto e sem chuvas. E esse padrão mais chuvoso no Rio Grande do Sul deverá se manter durante os próximos 10 dias. Somente em meados da próxima semana é que uma frente fria conseguirá avançar e provocar chuvas sobre todos os municípios catarinenses e do Paraná. Desse modo, durante esses próximos 7 dias, iremos observar chuvas somente no Rio Grande do Sul e na faixa litorânea do Nordeste, que vai desde o sul da Bahia até o Pará. E mesmo com o avanço de algumas frentes frias, elas não irão ter amplitude para chegar ao Sudeste, Centro-oeste e interior do Nordeste, mantendo assim, essas regiões com tempo firme, como comentado anteriormente.

Com relação as temperaturas, essas ainda se manterão baixas durante toda a noite no Sul e em boa parte do Sudeste, mas não há riscos para formação de geadas e nem tão pouco qualquer outro tipo de dano às lavouras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário