Quarta-feira de tempo aberto em todo o Brasil

Publicado em 03/06/2015 07:04

 A frente fria que deixou esse início de semana e de mês com chuvas em vários pontos do Centro-Sul, hoje encontra-se na altura do Rio de Janeiro e extremo leste de Minas Gerais, onde provoca chuvas generalizadas. Um corredor de umidade ainda pode ser observado sobre o sul de Goiás, sudeste do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul. Com isso, não estão descartadas a possibilidade de que ao longo do dia venham a ocorrer algumas pancadas de chuvas isoladas sobre essas localidades do Centro-oeste. Muito parecido com o que aconteceu ontem, na qual foram registradas chuvas nas regiões de Campo Verde, MT; Jataí, GO e Sonora, MS. Já no restante do País, o tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas.

Esse tempo aberto, mesmo com a possibilidade de algumas pancadas de chuvas muito localizadas permitirá a realização da colheita do milho safrinha, da cana de açúcar, hortaliças e das demais culturas de 2ª safra. Apesar das chuvas terem mantido os solos com bons níveis de umidade, o que vem favorecendo o desenvolvimento de diversas culturas, houve registros de perdas em algumas lavouras de algodão da região sudeste do Mato Grosso, já que várias áreas se apresentam com os capulhos abertos e, portanto, com plumas. Não houve relatos de perdas no milho e nem na cana de açúcar, mais é fato que esse período mais chuvoso afetou o andamento da colheita o que irá levar a uma redução na quantidade de cana processada. Além disso, esse excesso de umidade poderá afetar a concentração de ATR pela planta, afetando a produção de açúcar e etanol. O bom é que os modelos de previsão não preveem chuvas para essa primeira quinzena de junho em toda região Sudeste e Centro-oeste, bem como para o MAPITOBA. O que manterá as condições favoráveis à realização da colheita e demais tratos culturais.

No Sul, apesar da quarta e quinta-feira serem de tempo aberto e sem previsões para chuvas, na sexta o tempo muda e o avanço de áreas de instabilidade associadas a uma frente fria irá provocar chuvas sobre o Rio Grande do Sul, sendo que os maiores volumes deverão ser registrados na faixa leste do Estado. Esse sistema não deverá avançar por Santa Catarina nem tão pouco sobre o Paraná, que permanecerão com tempo aberto. Somente no final da próxima semana é que há previsão de chuvas para toda a região Sul. Apesar da previsão de chuvas, essas não deverão inviabilizar os trabalhos de plantio do trigo e das demais culturas de inverno, uma vez que já no sábado o tempo volta a abrir em todo o Estado.

As temperaturas continuarão baixas ao longo das noites e ganhando elevação durante o dia, mas não há riscos para formação de geadas ou qualquer outro tipo de dano às culturas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário