Terça-feira de sol e céu aberto em grande parte do Brasil

Publicado em 09/06/2015 07:11

A massa de ar seca que está sobre toda a região central e norte do Brasil impede a formação de nuvens de chuvas e a corrente de jato (ventos de alta altitude) que estão atuando mais intensamente sobre o Sul impede o avanço das frente frias. Desse modo, as áreas de instabilidade continuarão atuando apenas sobre o Rio Grande do Sul não só nessa terça-feira, mais ao longo de todo esse começo de semana. Somente na quinta-feira é que um novo sistema conseguirá avançar sobre Santa Catarina e Paraná e aí provocar chuvas. Esse sistema também irá provocar chuvas na região sul do Mato Grosso do Sul e em todo o Paraguai. Sendo que na segunda-feira (15/06) é que poderão ocorrer chuvas na faixa leste de São Paulo e sudeste de Minas Gerais.

Com a aproximação do inverno e a atuação do El Niño esse será o padrão meteorológico que iremos observar ao longo dessas próximas semanas, ou seja, tempo chuvoso no Sul e tempo seco no restante do País, com exceção apenas para a faixa litorânea do Nordeste e faixa norte da região Norte. Isso porque o aquecimento das águas equatoriais do Pacífico potencializam essa sazonalidade meteorológica. Ou seja, onde realmente chove nessa época do ano irá chover mais e onde é seco irá ser seco mesmo.

Com relação as temperaturas, essas continuarão seguindo o padrão dos últimos dias, com temperaturas mais amenas durante as noites em toda a região Sul e Sudeste e temperaturas em elevação ao longo do dia. E por conta dessa massa de ar seca as temperaturas do MAPITOBA e em boa parte do Centro-oeste continuarão altas.

Tais condições serão favoráveis as práticas agrícolas em todo o Brasil, sendo que somente no Rio Grande do Sul esse tempo mais chuvoso impede o pleno andamento do plantio do trigo, além de afetar o seu desenvolvimento. E segundo relatos de alguns produtores gaúchos, o plantio do cereal de inverno está sendo realizado em solo encharcado, devido ao atraso no plantio e isso poderá afetar os potenciais de produtividade da lavoura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário