Frente fria avança e já provoca chuvas no Sul

Publicado em 18/06/2015 07:09

Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e provoca chuvas de fraca a moderada intensidade nessa manhã de quinta-feira sobre o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e sul do Paraná. Mais uma vez essas chuvas estão atrapalhando o andamento do plantio do trigo e já é fato que devido a essas condições meteorológicas haverá uma redução na área plantada do cereal de inverno esse ano. E aos poucos esse sistema estará avançando para as demais regiões do Paraná, onde também atrapalhará a realização da colheita do milho. Há previsão de chuvas para a faixa leste de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais. Como ocorrido no começo da semana, essas chuvas serão apenas de um dia, pois amanhã o tempo volta a abrir em todo o Brasil, com exceção apenas para o Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

Essas chuvas não deverão trazer nenhum dano às culturas, apenas irão (como dito acima) atrapalhar o andamento dos trabalhos de plantio e colheita. Além disso, essas chuvas manterão as condições favoráveis a germinação de ervas daninhas e a proliferação de doenças.

Nas demais localidades do Brasil, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e todo o MAPITOBA o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas ao longo desses próximos dias. Não há indicativo de chuvas para esse mês de junho sobre essas localidades do País.

Outro destaque é o frio, uma nova massa de ar polar está avançando e essa próxima madrugada será gelada em boa parte dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Há possibilidade de formação de geadas, principalmente nas regiões serranas e de alta altitude. Não há indicativos de que esse frio possa causar danos a nenhuma cultura, como no caso do milho safrinha, café, cana de açúcar e/ou hortaliças. Porém, alguns produtores do Mato Grosso já começam a se preocupar com essas temperaturas mais baixas, uma vez que vem atrapalhando/prejudicando as aplicações de desfolhantes na cultura do algodão. Aplicação essencial para a realização da colheita. E o problema é que essas temperaturas mais amenas deverão continuar ao longo dos próximos 10 dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário