El Niño rebate geada, mas deve afetar colheita da safrinha de milho no RS e SC

Publicado em 18/06/2015 07:36

A confirmação de ocorrência do fenômeno climático El Niño começa a dimensionar como serão as condições climáticas no segundo semestre. Conforme análise do meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo, o fenômeno tende a aumentar o volume de chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especialmente nos meses de agosto e setembro. No contraponto, os efeitos sobre o Paraná deverão ser pontuais.

O quadro impacta diretamente a condição das lavouras de milho segunda safra, que começam a ser colhidas em alguns estados. “No Rio Grande do Sul e Santa Catarina os mapas nos sugerem que vamos ter muita chuva no final do inverno, exatamente na época de colheita. No Paraná pode haver umidade, mas sem atrapalhar a colheita”, indica o especialista. As demais regiões produtores do Brasil também não devem enfrentar problemas com o excesso de água, aponta.

Além de mudança no regime de chuvas o fenômeno gerado pela variação na temperatura das águas do oceano pacífico tende a reduzir o risco de geadas. “Só eventualmente podemos ter geada de baixada. O El Niño vai bloquear o avanço de fortes massas de áreas polares, capazes de gerar geada fora dessas áreas”, complementa.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário