Clima: EUA terá nova rodada de tempestades e forte calor neste final de semana

Publicado em 16/07/2015 15:37

Tempestades e Calor nos EUA - Fonte: Accuweather

Previsão de Quinta (16) a Sexta-feira (17) mostra tempestades e calor nos EUA - Fonte: Accuweather

Os Estados Unidos devem continuar recebendo chuvas intensas nos próximos dias, segundo informam os institutos internacionais de meteorologia. Nesse final de semana, uma nova "rodada" de tempestades pode ser observada, bem como uma onda de calor bastante forte chegando a alguns estados chave na produção de grãos do país. Mais pontos de inundação também poderão ser registrados. 

Segundo o AccuWeather, a atmosfera continuará produzindo "complexos de tempestades que se movem rapidamente e por grandes distâncias pelas Planícies, Meio-Oeste e Leste dos EUA até quase o final de julho". E mesmo que uma massa de ar seco "desligue a máquina de chuvas intensas em algumas partes do Cento-Oeste e Leste, essa calmaria não deve durar". 

Um sistema de alta pressão estacionou sobre os estados do Centro-Sul dos Estados Unidos, mas ainda assim é driblada pelas tempestades e assim vai mudando a trilha que segue pelo país de tempos em tempos, conforme explica Alex Sosnowski, meteorologista sênior do Accuweather. E o complexo das tempestades, desta vez, deve se deslocar de oeste para leste. 

"À medida em que o calor e a umidade retornam ao Nordeste neste final de semana se acentuam as chances de tempestades", explica Elliot Abrams, meteorologista chefe do instituto. 

Previsão para o final de semana nos EUA - Fonte: Accuweather

Previsão para o final de semana nos EUA - Fonte: Accuweather

Nos últimos 30 dias até este 16 de julho, estados do Meio-Oeste americano como Tennesse, Missouri, Indiana, Iowa, Illinois, Kansas, Arkansas, Nebraska, Oklahoma e Ohio já receberam de 50,8 a 203,2 mm de chuvas e o cenário climático, além de causar prejuízos ainda não contabilizados a inúmeras famílias e à área urbana, também preocupa os produtores norte-americanos em diversas regiões. Os meses de maio e junho foram historicamente chuvosos, com acumulados que bateram todos os recordes, segundo informou o NOAA, o departamento oficial de clima do governo americano. 

Acumulado de chuvas nos EUA nos últimos 30 dias - Fonte: AgWeb

Acumulado de chuvas nos EUA nos últimos 30 dias - Fonte: AgWeb

A safra 2015/16 de grãos dos Estados Unidos já se mostra marcada por uma forte irregularidade e dividida em dois quadros: um de áreas em condições muito ruins e outro de áreas com condições muito boas, segundo sinalizam especialistas internacionais. Até o último domingo (12), de acordo com os números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), 62% das lavouras de soja e 69% das lavouras de milho estavam em boas ou excelentes condições. Em 2014, nesse mesmo período, os números eram de 72% e 76%, respectivamente. 

Essa nova temporada, portanto, ainda inspira cuidados por parte dos produtores e vem gerando extrema volatilidade para os negócios no mercado internacional de grãos. Nos últimos 30 dias, as altas acumuladas nos preços do milho passam de 20%, enquanto para a soja superam 13%. E a atenção dos traders segue voltada para essas informações, uma vez que este mês de julho é determinante para a definição da produtividade do cereal, enquanto para a oleaginosa isso acontece em agosto. 

Além disso, uma preocupação adicional. 2015 está sob a influência do El Niño que pode ser um dos mais fortes nos últimos 50 anos, também de acordo com especialistas. De acordo com o NOAA, há 80% da chance desse cenário se confirmar. A instituição afirma ainda que há uma previsão de 90% de que o fenômeno dure, pelo menos, até o próximo inverno americano, que se inicia em dezembro. 

Previsões indicam a força do El Niño - Mapa: Accuweather

Previsões indicam a força do El Niño - Mapa: Accuweather

Leia mais sobre o El Niño:

>> El Niño pode ser o mais forte dos últimos 50 anos e traz excesso de chuvas para o Sul do Brasil

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Luiz Antônio do Valle Acreuna - GO

    Estava a ultima quinzena em NY acompanhando o tempo nos canais local... tava feia a coisa, mas infelizmente não chega ao Brasil...

    0