Terça- feira de chuvas irregulares sobre a região Centro-Sul

Publicado em 08/09/2015 07:08
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

Desde o final de semana um sistema meteorológico avança pelo Sul e Sudeste mantendo o tempo instável e com possibilidades para pancadas de chuvas, só que bem irregulares. O mesmo está acontecendo nessa manhã de terça-feira, a presença de áreas de instabilidade deixam o céu carregado e com chuvas, muitas vezes de forte intensidade desde as regiões oeste do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul até a região central de Minas Gerais. Porém, essas chuvas são muito irregulares, uma vez que não são todas as cidades que estão registrando chuvas, há localidades do Paraná, São Paulo e de Minas Gerais que ainda não receberam nenhum gota de chuva, enquanto outras já acumularam mais de 50 mm, somente nesses últimas 24 horas. E esse deverá ser o padrão do tempo ao longo de todo o dia, chuvas, só que irregulares.

Há previsões de chuvas também sobre as regiões produtoras do Centro-oeste ao longo dessa semana, mas como vem ocorrendo no Sudeste e no Sul, também serão irregulares e com volumes bastante distintos. Dessa forma, a semana será bastante complicada às práticas agrícolas, como colheita, plantio e demais tratos culturais, já que como essas linhas de instabilidade serão irregulares, haverá localidades onde produtores terão muitas dificuldades para entrarem no campo, enquanto regiões vizinhas não terão nenhum problema. Desse modo, a colheita da cana de açúcar, do café e do milho safrinha, entre outras culturas, serão sim prejudicadas, mas não de uma forma generalizada. O mesmo irá ocorrer com a colheita do algodão no Mato Grosso e em Goiás, onde algumas microrregiões poderão ser afetadas.

Mas por outro lado, esse aumento da umidade relativa ocasionou e está ocasionando a abertura da florada do café. Muitas propriedades cafeeiras já registram a abertura dos botões florais, sendo que quase a totalidade dos cafeeiros essa será a florada principal, devido a sua intensidade. E como há previsão de mais chuvas sobre essas localidades ao longo dessa semana, o pegamento deverá ser de razoável a bom.

 

Por: Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte: Somar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul