Quarta-feira de tempo fechado e chuvoso em grande parte do Sudeste e Centro-oeste

Publicado em 09/09/2015 07:07
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

 A presença da frente fria sobre o Sudeste mantem o céu com muitas nuvens e com possibilidade para chuvas em boa parte da metade sul de Minas Gerais, de Goiás, sul do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo as chuvas ficarão mais concentradas sobre a região norte, porém não estão descartadas a possibilidade de pancadas de chuvas isoladas sobre o restante do Estado, principalmente na metade norte e leste. Mas amanhã, uma nova frente fria avança sobre o Sul e Sudeste e irá provocar mais chuvas sobre todos os Estados dessas regiões, incluindo o Mato Grosso do Sul. Há possibilidade também que venham a ocorrer pancadas de chuvas isoladas sobre os municípios de Goiás e do Mato Grosso. E esse tempo instável sobre o Sul e Sudeste deverá se manter até meados da semana que vem.

Já no Mato Grosso e em Goiás há apenas previsões para pancadas de chuvas muito irregulares ao longo dessa semana e da semana que vem. Desse modo, a tendência é que no Sudeste, os trabalhos de colheita tanto do café quanto da cana de açúcar sejam prejudicadas. Mas por outro lado, essas chuvas irão elevar nos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras e sobretudo, melhorando as condições hídricas do solo para o plantio da nova safra de verão – safra 2015/16. Além, de permitir uma elevação, mesmo que bem parcial, dos níveis de água dos reservatórios.

Nas regiões Norte e Nordeste o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas ao longo dessas duas semanas.

Além das chuva outro destaque é o frio que irá ocorrer nas madrugadas de sexta e sábado no Rio Grande do Sul, após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar irá avançar sobre o Estado gaúcho e provocar o declínio acentuado das temperaturas durante todo o final de semana. Porém, é na madrugada de sábado que os termômetros irão registrar as menores temperaturas, sendo que em muitos municípios os termômetros poderão marcar temperaturas negativas. Assim, há o risco de formação de geadas e desse modo, poderão vir a ocorrer perdas em lavouras de trigo e de milho verão, uma vez que 35% das lavouras de trigo estão em fase de florescimento e quase 4% do milho verão já foi semeado no Estado.  

Alerta Agroclimático - 09 setembro 2015

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário