Clima favorece cultura do trigo e plantio do milho no RS

Publicado em 11/09/2015 11:45

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta semana, o clima mais ameno e a menor umidade registrados nos últimos dias têm contribuído para a cultura do trigo no Rio Grande do Sul, principalmente neste momento em que as lavouras entram em floração com mais intensidade, diminuindo a pressão das doenças de espiga.

No aspecto visual, as plantações do grão de inverno apresentam coloração verde intensa e uniformidade na emissão das espigas e espiguetas bem formadas, destacam os técnicos da Emater/RS-Ascar. No entanto, em alguns casos é possível notar diferenças significativas nas condições de uma lavoura para a outra, sendo constatadas algumas com aspecto ruim e outras, excelentes, o que indica a probabilidade de grande variação de produtividade.

Conforme a Emater/RS-Ascar, o controle de pragas e doenças tem se mostrado eficaz até o momento, mantendo as lavouras em bom estado fitossanitário. A cultura está iniciando o enchimento de grãos e se o clima contribuir nos próximos dias o produto poderá ser de boa qualidade, em contraponto com a última safra. No entanto, os agricultores estão apreensivos com a previsão de geadas para o próximo final de semana, o que pode comprometer a qualidade do trigo a ser colhido.

Em relação ao milho, houve um avanço significativo na implantação das lavouras na semana que passou. A umidade adequada do solo tem contribuído para que a operação de plantio seja realizada com qualidade, garantindo emergência uniforme da cultura. A Emater/RS-Ascar estima que 32% da área projetada para esta safra no RS já tenha sido semeada, uma diferença de 12 pontos percentuais em relação ao verificado na safra do ano passado, nesta mesma época.

Fonte: Emater

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul