Quinta-feira de chuva no Sul do Brasil

Publicado em 17/09/2015 07:17
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

A passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil vem mantendo o tempo fechado e chuvoso desde ontem na região. Essas chuvas associadas a geada ocorrida no final de semana tem agravado as condições das lavouras, sendo que as perdas de produtividade se elevaram nesses últimos dias sobre as culturas do milho, trigo e sobre diversos pomares, como uva, pêssego, maça entre outras. E a tendência é que esse padrão meteorológico se mantenha ao longo dos próximos dias, já que uma nova frente fria estará chegando para alimentar esse sistema chuvoso. Assim, as condições se manterão desfavoráveis ao desenvolvimento das lavouras, bem como ao preparo do solo e plantio da nova safra de arroz. Como essas chuvas ficarão mais concentradas sobre o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, produtores paranaenses terão dificuldades para começar o plantio da nova safra de soja. Sendo que chuvas mais generalizadas no Estado só deverão ocorrer em meados da semana que vem.

No Sudeste e Centro-oeste o tempo permanecerá mais firme e com temperaturas bastante elevadas, porém, não estão descartadas a possibilidade de eventuais pancadas de chuvas, principalmente no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul durante esses próximos 5 dias, assim, como na faixa leste de São Paulo. Porém, como essas chuvas serão bem pontuais e de baixa intensidade as condições ainda não estarão totalmente favoráveis ao plantio da soja, sendo que chuvas mais generalizadas e em bons volumes deverão vir a ocorrer somente no final do mês, até lá as temperaturas continuarão extremamente altas e possibilidades apenas para eventuais pancadas de chuvas muito, mais muito isoladas. Apesar dessas condições não serem favoráveis ao semeio das novas safras deverão, a colheita da cana de açúcar e do café se manterão favoráveis durante todo esse período.

No MAPITOBA os próximos dias continuarão sendo de tempo seco e temperaturas bastante elevadas, possibilitando a finalização da colheita do algodão. Chuvas sobre essas regiões somente em meados de outubro.

Nos Estados Unidos, a quinta-feira será de tempo mais aberto e possibilidade apenas para pancadas de chuvas sobre algumas localidades do meio-oeste, com isso as condições ainda não estarão totalmente favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de soja e milho, podendo gerar novas perdas de produtividade, como vem ocorrendo nessas últimas semanas, uma vez que no relatório da USDA, os percentuais de lavouras em condições boas a excelentes diminuíram nessas últimas duas semanas. E esse padrão de tempo mais seco em algumas localidades e com chuvas em outras se manterá inalterado durante todo esse mês de setembro, sendo que as chuvas mais generalizadas e em bons volumes deverão retornar ao longo de outubro, justamente quando será o pico da colheita. Porém, não há perspectiva de que venham a ocorrer quebras significativas na produtividade por conta dessas chuvas.

Alerta Agroclimático - 17 setembro 2015

Alerta Agroclimático - 17 setembro 2015 - Mapa EUA

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário