Bloqueio Atmosférico mantém tempo aberto e muito quente em toda região Central e Norte do Brasil

Publicado em 18/09/2015 07:27
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

Um bloqueio atmosférico impede que as frentes frias consigam avançar sobre as regiões central e norte do Brasil e com isso, a sexta-feira será de tempo aberto, sem previsões para chuvas generalizadas e temperaturas bastante elevadas. Com isso, os trabalhos de colheita do café e da cana de açúcar poderão transcorrer sem maiores problemas durante esses próximos dias, uma vez que não só a sexta, mas os próximos 5 dias serão semelhantes a esse. O plantio da soja também estará comprometido no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, já que chuvas agora, somente no final da semana que vem. Até lá até há possibilidade para ocorrência de pancadas de chuvas, contudo, essas serão de baixa intensidade e muito localizadas.

Esse mesmo padrão de tempo seco, quente também será observado para toda a região do MAPITOBA durante essas próximas semanas, já que os modelos só sinalizam a possibilidade de ocorrência de chuvas em meados de outubro para essas regiões do Brasil.

Já no Sul, as condições são diferentes. Há previsões para mais chuvas para essa sexta-feira e ao longo desses próximos dias sobre todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e sul do Paraná. O avanço de novas frentes frias  durante esses próximos dias manterá o tempo fechado e chuvoso até o final da semana que vem, já que o bloqueio atmosférico impede que esses sistemas avancem pelo Sudeste. Desse modo, os trabalhos de colheita, plantio e das demais atividades de campo ainda continuarão paralisadas nessas regiões, em especial no Rio Grande do Sul, onde os volumes de chuvas serão maiores.

Alerta Agroclimático - Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário