ONS aponta baixas chuvas para hidrelétricas do Nordeste

Publicado em 30/10/2015 11:56

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema (ONS) projetou nesta sexta-feira chuvas em 29 por cento da média histórica em novembro na região Nordeste, que já vem enfrentando precipitações baixas nos últimos meses por conta do fenômeno El Niño, com impacto preocupante para o nível operacional das usinas hidrelétricas.

Segundo o ONS, as hidrelétricas do Nordeste estarão com reservatórios em 5,9 por cento da capacidade ao final de novembro.

Estimativa anterior mostrou que hidrelétricas do Nordeste fechariam outubro no nível de 2001, ano em que o país passou por racionamento de eletricidade, um sinal de alerta para a região.

Apesar do baixo nível dos reservatórios, o governo avalia que o Brasil tem hoje risco de racionamento de eletricidade "próximo de zero" em todas as regiões, mesmo no Nordeste.

Em audiência na quinta-feira, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que o Nordeste, onde os reservatórios estão com 8,86 por cento da capacidade, conta com eólicas, termelétricas e recebimento de energia de outras regiões para suportar a demanda por energia.

Em 2001, quando o país foi afetado pelo racionamento, havia menos infraestrutura de transmissão para que uma região pudesse socorrer a outra, como acontece atualmente.

O Nordeste, aliás, deverá registrar crescimento de 1,1 por cento na carga de energia mensal em novembro, em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo o ONS, ao contrário do Sudeste/Centro-Oeste e Sul, onde haverá queda, respectivamente, de 2 e 3,5 por cento no próximo mês.

Na média do Brasil, a carga em novembro deverá apresentar recuo de 0,9 por cento em novembro, na comparação anual, em meio a uma recessão econômica, o que poderia ajudar a aliviar algumas preocupações relacionadas à oferta de energia.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário