Quarta-feira de chuvas em boa parte do Brasil

Publicado em 04/11/2015 08:15

Áreas de instabilidade são observadas em várias regiões do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o Amazonas. Somente as regiões norte de Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins e toda a metade leste do Pará é que não há registros de nuvens nessa manhã de quarta-feira. Com isso, pancadas de chuvas são previstas para hoje sobre as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste e em boa parte da região Norte. Sendo que os maiores volumes de chuvas deverão ocorrer na faixa leste de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Com chuvas os produtores continuam semeando seus campos, com soja, milho, feijão entre outras culturas, bem como esse tempo mais instável vem favorecendo lavouras de café, cana de açúcar, laranja e pastagens. Por outro lado, produtores de cana encontram dificuldades para realizar a colheita, o que levará a uma diminuição dos valores de cana colhida e processada nessa primeira quinzena de novembro. O mesmo vem ocorrendo com os produtores de hortaliças, onde esse tempo mais chuvoso tem elevado os focos de doenças, agravando a qualidade dos produtos.

E esse padrão atmosférico deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana. Ou seja, novas pancadas de chuvas deverão ser observadas durante toda a semana em grande parte do Centro-oeste, Sudeste e Sul. Isso manterá as condições favoráveis à continuidade do plantio da soja e demais culturas, bem como ao desenvolvimento das lavouras. Mas como vem ocorrendo desde agosto, as chuvas continuarão sendo somente na forma de pancadas.

Já na região do MATOPIBA e Pará, a semana será com poucas chuvas, apenas algumas pancadas muito isoladas sobre essas localidades, assim, o risco para iniciar o plantio da soja e do milho ainda é grande. Já que não só essa semana, mas ao longo desses próximos 15 dias, esse será o padrão meteorológico para toda essa região do Brasil.

Alerta Agroclimático - 04 nov 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário