Quinta-feira de chuvas em boa parte do Sul e Sudeste

Publicado em 03/12/2015 06:09

A quinta-feira amanheceu com muitas nuvens sobre a região Centro-Sul do Brasil, contudo as previsões são apenas para eventuais pancadas de chuvas sobre as regiões produtoras do Sudeste e Centro-oeste. Sendo que nesse começo de manhã são observadas chuvas sobre a faixa leste de Minas Gerais, Espírito Santo, região central de São Paulo e leste do Pará. Também um novo sistema de baixa pressão se formou e avança pelo Paraguai em sentido ao Paraná e Mato Grosso do Sul, onde irá provocar chuvas ao longo do dia. Já no Mato Grosso e em Goiás a quinta feira será mais um dia de tempo abafado e possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuvas irregulares. Mas o tempo deverá mudar nesse próximo final de semana, pois há previsões de chuvas um pouco mais generalizadas sobre todas as regiões do Sudeste e Centro-oeste entre o sábado e segunda-feira. O problema é que esse padrão meteorológico está mantendo as condições bastante complicadas ao desenvolvimento das lavouras, bem como a finalização do plantio da soja e até mesmo o início do plantio do algodão.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a passagem desse novo sistema meteorológico irá manter não só essa quinta-feira, mais os próximos dias com tempo fechado e chuvas a qualquer hora do dia, atrapalhando qualquer atividade agrícola e agravando as condições das lavouras, que apresentam fortes reduções em seus potenciais produtivos. E esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado não só nesses próximos 5 dias, mas durante boa parte do mês de dezembro.

No MATOPIBA as condições são ainda mais complicadas, pois além do tempo firme que vem ocorrendo nesses últimos dias as temperaturas estão extremamente altas, elevando as taxas de evapotranspiração e reduzindo os níveis de água no solo. Mas a boa notícia é que há previsões para que volte a chover na região a partir desse próximo final de semana. Não serão chuvas generalizadas, mas deverão ocorrer em boa parte da região, auxiliando a retomada do plantio e, principalmente, o desenvolvimento das lavouras já semeadas. Mas ainda é muito arriscado o plantio no pó, já que tais chuvas serão ainda irregulares.   

Alerta Agroclimático - 03 nov 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário