Semana começa com chuvas, mas terminará com tempo seco

Publicado em 07/12/2015 06:14

A passagem de uma frente fria pelo Brasil nesse último final de semana levou chuvas a diversas localidades produtoras do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o Maranhão e Piaui. Essas chuvas beneficiaram o desenvolvimento das lavouras e permitiram a continuidade do plantio da soja, entre outras culturas que estava paralisada por conta dos baixos níveis de umidade do solo. Para essa semana há previsões de mais chuvas nessa segunda-feira para grande parte das regiões Sudeste, Centro-oeste e no MATOPIBA, assim como no Pará. Contudo, no Centro-oeste e na faixa norte essas serão, mais uma vez, na forma de pancadas. Mas mesmo assim, darão condições para a continuidade do plantio. Contudo, para lavouras que estão em processo de colheita, como é o caso da cana de açúcar, essas chuvas, mesmo na forma de pancadas, irão atrapalhar o andamento do processo.

No Sul, a semana será de tempo aberto e sem previsões para chuvas, possibilitando a realização das atividades agrícolas. E mesmo com esse tempo mais firme as condições ainda se manterão bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que os solos continuarão apresentando bons níveis de umidade.

Porém, a partir do dia 10, quinta-feira, volta uma condição para chuvas muito irregulares e até mesmo um período de pouquíssimas chuvas sobre o Mato Grosso, norte de Goiás e de Minas Gerais e praticamente todo o MATOPIBA e Pará. As chuvas ficarão mais concentradas sobre a faixa leste e sul do Brasil nesse período. Somente por volta do dia 15 é que há previsão para chuvas no Mato Grosso e demais regiões da faixa norte, mas mesmo assim, serão de baixa intensidade e muito localizadas. E com esse bloqueio atmosférico, culturas como soja, poderão voltar a sentir os efeitos negativos dos baixos índices de umidade e potencializar as perdas que já são grandes em algumas regiões. 

Alerta Agroclimático - 07 nov 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário