Terça-feira de tempo firme no Sul e de pancadas na faixa central do Brasil

Publicado em 08/12/2015 06:20

Áreas de instabilidade podem ser observadas sobre grande parte da faixa leste de Minas Gerais e do Espírito Santo. Há registros de chuvas nessa manhã de terça-feira em quase todo o Estado do Espírito Santo, o que beneficia a cafeicultura da região, que vinha sofrendo os impactos negativos da seca dos últimos meses. E por causa desse sistema meteorológico sobre o Sudeste, pancadas de chuvas poderão vir a ocorrer sobre as regiões produtoras de Minas Gerais, Goiás e do Mato Grosso ao longo do dia. Bem como na faixa norte de São Paulo e nordeste do Mato Grosso do Sul. Porém, tais pancadas serão, mais uma vez, localizadas. Sendo que esse padrão para pancadas de chuvas sobre a faixa central do Brasil deverá se manter até amanhã, pois a partir de quinta-feira o tempo volta  abrir e permanecer firme sobre o Mato Grosso, norte de Goiás, Rondônia, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e Pará. Podendo gerar novas paralisações no plantio da soja e prejuízos em lavouras já em fase de desenvolvimento.

No Sul, o dia será de tempo firme e sem previsões para chuvas. Contudo, a partir de amanhã o tempo vira e devido a chegada de uma frente fria são esperadas chuvas sobre quase toda a região, sendo que há previsão de chuvas fortes sobre o sul do Paraguai, noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná, bem como no extremo sul do Mato Grosso do Sul. Como esse sistema avançará para a região central do Brasil poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas sobre São Paulo, Minas Gerais, todo o restante do Mato Grosso do Sul, partes do Mato Grosso e Goiás, entre a quarta e sexta-feira.

Essas chuvas manterão as condições favoráveis ao desenvolvimento das culturas, mas impossibilitaram as atividades agrícolas, principalmente no Sul, com exceção para a região da campanha e zona sul do Rio Grande do Sul, que terão tempo um pouco mais firme durante essa semana. Assim, condições ruins para os produtores do Sul e também no Mato Grosso e do MATOPIBA. Sul por conta de muita chuva e nas outras duas regiões, ausência dela.

Alerta Agroclimático - 08 dez 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário