Terça-feira de muita chuva no sul do Brasil

Publicado em 15/12/2015 06:01

Um novo sistema de baixa pressão está sobre o Paraguai, onde provoca muita chuva, com altos volumes acumulados e aos poucos esse sistema estará avançando sobre a faixa oeste do Paraná. Santa Catarina, sul do Mato Grosso do Sul e noroeste do Rio Grande do Sul, onde já nessa manhã deixará o tempo fechado e chuvoso. Chove também em vários pontos dos Estados de São Paulo e do sul de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Como também no Pará e em Rondônia. Porém, os maiores acumulados estão sendo registros no Sul. Nas regiões oeste da Bahia e sul do Piauí e do Maranhão o tempo permanece firme e deverá ser assim durante todo o dia, com possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuvas muito localizadas.

E esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo de toda essa semana, uma vez que novos sistemas meteorológicos estarão se formando e avançando pelo Sul do Brasil, sendo previstas chuvas fortes e até mesmo com possibilidade para formação de granizos em várias cidades gaúchas, catarinenses e paranaenses. Assim, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, bem como a proliferação de doenças que já é alta nessa parte do País. Em São Paulo e na faixa sul de Minas Gerais a formação diária de pancadas de chuvas poderão atrapalhar o pleno andamento dos trabalhos de colheita da cana de açúcar, laranja entre outras culturas, mas em contrapartida manterá os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras.

Agora no Mato Grosso, boa parte de Goiás, norte do Mato Grosso do Sul e em toda a região do MATOPIBA e Pará, tais condições meteorológicas ainda continuam sendo pouco favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, em especial da soja, além de desfavorecer o plantio do algodão 1ª safra. Pois, mesmo com o registro de algumas pancadas de chuvas, essas estão sendo muito irregulares e, portanto, ainda há muitas áreas que sofrem com os baixos índices de umidade do solo. E essa condição só deverá mudar em meados da semana que vem, quando está sendo previstas chuvas mais generalizadas e em bons volumes sobre toda essa região do Brasil.

Alerta Agroclimático - 15 dez 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário